Webmail

Trabalho Técnico Comissionamento como primeira manutenção dos ativos elétricos de uma planta industrial PDF Imprimir E-mail

 

O Trabalho Técnico Comissionamento como primeira manutenção dos ativos elétricos de uma planta industrial foi apresentado pelo Diretor Técnico da Tereme , Paulo Tarcísio no XXIII Seminário Espírito-Santense de Manutenção da ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – Filial IX: Espírito Santo.

 

COMISSIONAMENTO COMO PRIMEIRA MANUTENÇÃO DOS ATIVOS ELÉTRICOS DE UMA PLANTA INDUSTRIAL

RESUMO

Para que a engenharia de manutenção possa tomar decisões assertivas sobre a confiabilidade operacional ou a necessidade de parar um equipamento para reparo, é necessário dispor de banco de dados com boas informações sobre a degradação das partes dos ativos vitais para o processo.

Os testes de acompanhamento da degradação devem estar baseados em tecnologias atualizadas, serem realizados com instrumentos de teste de última geração e retratarem os vários estágios da vida do ativo, recém fabricado, ao longo de sua vida operacional e após reparos e manutenções importantes.

Os testes de rotina, realizados em fábrica, geralmente não são adequados para acompanhamento da degradação e análise de tendência dos vários ativos elétricos.

O processo de comissionamento é o momento adequado para o registro de valores das grandezas medidas para acompanhamento assertivo do estado do ativo, seja a determinação da confiabilidade operacional, seja a decisão de parar o equipamento para uma intervenção que devolva a confiabilidade e também para a decisão de fim de vida útil e substituição do equipamento.

 

Faça download do artigo aqui.

 

Paulo Tarcísio Fialho Lopes (1) Tereme Engenharia – Diretor Técnico

Luciano Peluchi Coutinho (2) Tereme Engenharia – Engenheiro pleno de Service

Leonardo Pizetta Ferreira (3)Tereme Engenharia – Engenheiro júnior de Service


Tripé Comissionamento

 

Todos os direitos reservados a Tereme Engenharia
Rua: Papagaio, 21 - Novo Horizonte - Serra/ES - CEP:29.163-335
Telefax: +55 27 3228-2320