Página 1 de 1

Oscilografia de Abertura e Fechamento de Disjuntores

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2013 4:43 pm
por leonardopizetta
A medida dos tempos de abertura e fechamento dos contatos é importante para compararmos com os dados do manual do fabricante, pois fornecem uma visão geral do estado das molas, juntas, ajustes do núcleo das bobinas, válvulas, lubrificação, etc. Os disjuntores com câmara de interrupção auxiliar poderão ter o resistor de interrupção comprometido termicamente, caso o tempo de abertura estiver acima do especificado pelo fabricante.

A TEREME mais um vez está inovando adquirindo um oscilógrafo da marca HIOKI, modelo MR8880-20 (Figura abaixo), para obter os tempos de abertura e fechamento. Trata-se de um equipamento de 4 canais mais 8 canais lógicos, possui escalas de medição (10 div na escala cheia): 4 canais de medição de tensão ou corrente, comutável entre a forma de onda ou valor RMS; 10mV a 100V/div, 13 escalas, resolução de 1/640 da escala; modo de valor RMS: DC, ou 30 Hz a 100kHz. A interface de comunicação é em memória USB 2.0 (até 2 Gb).

Imagem

Os métodos de abertura e fechamento são bem simples:

Abertura: Quando a tensão é aplicada na bobina de abertura do disjuntor, o oscilógrafo começa a gravar. Pontas lógicas detectam o momento exato em que o disjuntor abriu de verdade (quando as chaves abriram os contatos). Este tempo é facilmente medido, pois o intervalo de gravação deste oscilógrafo pode ser de até µs.

Imagem

Fechamento: Quando a tensão é aplicada na bobina de fechamento do disjuntor, o oscilógrafo começa a gravar. Pontas lógicas detectam o momento exato em que o disjuntor fechou de verdade (quando as chaves fecharam os contatos). Novamente, este tempo é facilmente medido, pois o intervalo de gravação deste oscilógrafo pode ser de até µs.

Imagem

O oscilógrafo começa a gravar em 0s (quando é aplicada tensão na bobina de abertura). Os sinais acima da onda em vermelho representam as pontas lógicas do oscilógrafo (um para cada fase). Nível lógico alto representa disjuntor fechado e nível lógico baixo representa disjuntor aberto.

Os valores medidos são comparados com os de referência de fábrica. Tanto na abertura quanto no fechamento do disjuntor, deve ser calculada a divergência (em %) entre o maior tempo e o menor tempo das fases. O valor calculado não deve ser maior que um certo valor máximo, normalmente indicado pelo fabricante.